Dois economistas entre as pessoas mais influentes do mundo
Nesta semana a Revista Time divulgou a lista anual das 100 pessoas mais influentes do mundo. Nela dois nomes foram incluídos por se destacarem nas atividades do campo econômico, Elinor Ostrom e Andrew Lo.
Ostrom, ganhadora do Nobel de Economia em 2009 (primeira mulher a conseguir esse feito), possui estudos sobre o gerenciamento de recursos naturais. Conforme destaca a revista, “praticamente todos os problemas mundiais mais urgentes necessitam de ação coletiva. Seja a proteção ambiental, o sistema financeiro internacional ou as dimensões da desigualdade, o trabalho de Ostrom lança luz sobre a direção que a sociedade deve seguir para evitar o mau uso dos recursos comuns”.
Lo, professor do MIT, é apresentado como uma mistura de Adam Smith e Charles Darwin. O pesquisador tem ganhado importância à medida que a teoria dos mercados racionais parece ser insuficiente para explicar a realidade. Uma de suas mais relevantes contribuições envolve a teoria de “mercados adaptativos”. “Os participantes do mercado não são criaturas friamente racionais, mas sinuosas, espécies em evolução interagindo umas com as outras em um lodo primitivo de dinheiro”, descreve a publicação.
Lo é um monstro, sou um grande fã!
Oi, André, tudo bem?
Valeu pelo comentário. Você incluiria mais alguém nessa lista?
Abraço.
Jorge
A Dilma também é economista.
Oi, Marcelo, tudo bem?
A lista da Time traz outros economistas, como a Dilma, por exemplo, mas que se destacaram em outras áreas (no caso da presidente, no campo político). Outro destaque é a advogada Christine Lagarde,ex-Ministra das Finanças, Indústria e Emprego da França e atual chefe do FMI.
Obrigado pelo comentário.
Vale destacar que Elinor Ostrom não é economista de formação, porém é Nobel em Economia.
Vai uma indicação de uma entrevista dada por ela (já foi traduzida para o programa Milênio da Globonews, mas não encontrei a versão traduzida no Youtube): http://www.youtube.com/watch?v=kzHrBM6CHfE
E faltou a Dilma na lista dos economistas!
Oi, Gustavo, tudo bem?
Obrigado pelo comentário e pela dica. Não inclui a Dilma no texto porque a ideia era destacar aqueles que foram lembrados pela atuação na área econômica e a atual presidente foi destaque no campo político. De qualquer forma, acho que o título do texto foi meio infeliz…