Skip to content

Às vésperas da Rio+20 o que preocupa são os hotéis

maio 24, 2012

Um dos tipos de discriminação de preços mais discutido e polêmico é aquele em que o vendedor de algum bem ou serviço cobra mais caro de turistas. Principalmente nas cidades turísticas, e capitais, o fato de os turistas pagarem mais caro parece ter se tornado uma prática comum. (Veja este teste realizado em Salvador, por exemplo).

Isso não é pra menos. Em geral, a disposição a pagar dos turistas é mais elevada que a dos moradores comuns. Além disso, existe muita assimetria de informação associada. A situação piora quando essa discriminação está associada a grandes eventos. Isso porque a realização de grandes eventos provoca considerável aumento na demanda por quartos de hotel, restaurantes, táxis, etc.

A bola da vez é a Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento que será realizada em junho. O valor dos pacotes que os hotéis do Rio de Janeiro estavam cobrando assustou algumas delegações, que ameaçaram não comparecer na conferência. O resultado foi um acordo entre o Governo Federal e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro, que promete reduções dos valores cobrados de 25 a 60%.

Mas antes que você pense que essa discriminação de preços é “coisa nossa”, fique sabendo que ela existe no mundo todo. Para se ter uma ideia, durante a copa do mundo de 2010, as companhias aéreas internacionais chegaram a triplicar o preço das passagens durante a competição. E por falar em copa, 2014 está chegando. Qual será o efeito dessa discriminação de preços durante a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016?

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s