Skip to content

Com Selic mais baixa, rendimento na poupança cai

junho 1, 2012

O terreno foi preparado no início do mês. Agora o Banco Central só fez o que todos já esperavam. Nesta semana o Copom reduziu os juros para o nível histórico de 8,5% ao ano. Essa é a menor taxa da série histórica iniciada em 1986.

“O Copom considera que, neste momento, permanecem limitados os riscos para a trajetória da inflação. O Comitê nota ainda que, até agora, dada a fragilidade da economia global, a contribuição do setor externo tem sido desinflacionaria.”

Mas essa redução já era esperada. Isso porque no início do mês, foram estabelecidas novas regras para a poupança. Quando a Selic estiver abaixo de 8,5% a.a., (isto é, a partir de agora), os depósitos na caderneta de poupança realizados a partir do dia 04/05 renderão 70% da Selic + TR (Taxa Referencial). Segundo informa o Bacen, os rendimentos da poupança caem para 0,4828% ao mês + TR. Veja aqui o documento do Ministério da Fazenda sobre novas regras e estimativas de rendimento da poupança sob variações na Selic. Segundo a presidenta Dilma:

“A caderneta de poupança é um patrimônio dos brasileiros, e o governo tem obrigação de protegê-la, torná-la cada vez mais segura e mais rentável para o pequeno poupador. É isso que estamos fazendo. Não podemos aceitar que agora, quando estamos baixando os juros, ela se torne uma forma de lucro fácil para aqueles que só querem especular. Nós não cobramos nem Imposto de Renda nem taxa de administração sobre a caderneta, por isso quanto mais os juros baixam, mais atraente a caderneta se torna. Daí porquê nós fizemos uma mudança simples, justa e correta, capaz, ao mesmo tempo, de proteger o pequeno poupador e de permitir que as taxas de juros continuem caindo.”

De acordo com dados do Bacen, a caderneta de poupança (SBPE + Rural) encerrou o mês de abril com um saldo de R$ 433,3 bilhões. A figura abaixo apresenta a evolução do saldo da caderneta de poupança desde 2009. Vamos ficar de olho na evolução futura do saldo da caderneta de poupança para verificar qualquer possível alteração no comportamento dos poupadores.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s