Skip to content

Um mapa que você ainda não viu em sala de aula…

julho 2, 2012

É comum ver nas aulas de geografia aqueles mapas coloridos em função da densidade populacional de cada região. Recentemente a The Economist divulgou um retrato mundial um pouco diferente, com a porcentagem de pessoas com idade entre 15 e 64 anos que usou maconha em 2010.

O mapa é proveniente do “World Drug Report 2012” (pdf) da ONU. Entre outras constatações, o relatório estima que por volta de 230 milhões de pessoas (o correspondente a 5% da população adulta) utilizaram algum tipo de droga ilícita ao menos uma vez em 2010. Destas, cerca de 27 milhões (0,6% da população mundial adulta) são consideradas usuárias com problemas relacionados ao vício.

“Globalmente as duas drogas ilícitas mais usadas continuam sendo a maconha (prevalência global anual variando entre 2,6% e 5,0%) e estimulantes do tipo anfetamina, excluindo ‘ecstasy’ (0,3% a 1,2%)”, aponta a publicação.

Com 112 páginas, o trabalho analisa inclusive o mercado de oferta e demanda de ilícitos em um cenário em que as drogas sejam legalizadas (embora sem colocar números, é claro).

2 Comentários leave one →
  1. Anônimo permalink
    julho 9, 2012 10:26 pm

    Parabéns pela postagem!! Concordo com você, pois realmente esses mapas não vemos em sala de aula. O tema droga é muito delicado mas precisa ser discutido.
    Valdirene

    • Jorge permalink
      julho 10, 2012 12:06 pm

      Obrigado pelo comentário, Valdirene.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s