Skip to content

Nobel 2012: “Pareto ficaria orgulhoso”

outubro 17, 2012

Alvin Roth e Lloyd Shapley

“Sua esposa está morrendo de uma doença renal. Você quer dar a ela um de seus rins, mas os testes mostram que é incompatível com o seu sistema imunológico. Existe alguma coisa que você pode fazer? Hoje, a resposta é sim. Centros de transplantes estão agora ajudando a organizar swaps renais. Você dá ao cônjuge de outro doador que dá ao seu cônjuge. Pareto ficaria orgulhoso.”

Trecho traduzido de um post de Alex Tabarrok sobre os trabalhos de Alvin Roth e Lloyd Shapley, ganhadores do Nobel de Economia.

Muita gente bem qualificada já comentou sobre o prêmio nos últimos dois dias. Se alguém perdeu, a Prof. Marilda Sotomayor, por exemplo, escreveu um texto no blog da Miriam Leitão. Lá ela cita alguns artigos, como “College admissions and the stability of marriage” (pdf) considerado um marco dentro dos jogos cooperativos, por construir um algoritmo para alocar estudantes a um conjunto de universidades. Cita também o livro “Two Sided Matching” que ela escreveu com A. Roth.

A repercussão na blogosfera: Cristiano, Drunkeynesian, Levitt, Mankiw , Rampell e Shikida (aqui e aqui). Aqui o blog do próprio Roth.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s