Opiniões sobre o Banco Central e outras prosas
Nem o ex-presidente do Banco Central entende algumas escolhas tomadas pelo atual BC: Com a palavra, Armínio Fraga.
“Essas últimas reduções [do juros] estão preocupando. Os economistas que analisam bem os dados, que olham para as projeções de inflação, para as expectativas de inflação, questionam muito. Hoje o mercado precifica um corte de mais 0,25. Não ficou muito claro o porquê do último corte. Mais um neste momento requer uma certa explicação do Banco Central.” Entrevista na íntegra.
Celso Ming coloca mais lenha na fogueira: aqui.
Mais claro impossível: Ao menos dessa vez a autoridade monetária não deixou dúvidas sobre o que deve acontecer nas próximas reuniões do Copom. O juro deve parar de cair, por algum tempo, é o que sinaliza um trecho da Ata divulgada nesta semana:
“[…] foi destacado que as recentes pressões de preços decorrem, principalmente, de choques de oferta, internos e externos, que tendem a reverter no médio prazo. Portanto, no entendimento desses cinco membros do Comitê, o cenário prospectivo para a inflação ainda comportava um último ajuste nas condições monetárias.”
Para finalizar: uma entrevista recente do Edmar Bacha, também comentando a atuação do BC.
Os brasileiros esclarecidos já sabiam que o PT acabaria por levar o Brasil a assumir definitivamente o seu retrocesso. Pois aí está! Depois de longos anos de luta contra a inflação, ela está de volta. E o que fazem os petistas? O que sempre fizeram: jogam a responsabilidade para outro lugar. Agora, a Inflação é um “fenômeno internacional”. Sim, senhor. Perfeitamente.
noticia quente!
viram que o Tombini vai pedir para sair????
http://economia.estadao.com.br/noticias/ae-mercados,dolar-segue-perto-da-estabilidade-a-espera-do-banco-central,131672,0.htm