Skip to content

Eleições 2012: Menos reeleitos, mais mudança?

outubro 30, 2012

Enfim, terminaram as eleições. Algumas pessoas sentirão saudades dos jingles de campanhas que não saem da nossa cabeça. No entanto, quem ditou o tom das eleições foram os mais de 140 milhões de eleitores, que parecem ter votado com um maior desejo por mudança.

Um dos fatos mais marcantes dessas eleições foi a forte redução do percentual de prefeitos reeleitos. Segundo levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), 2.736 candidatos a prefeito tentaram a reeleição este ano. No primeiro turno, 1.505 (55%) deles foram reeleitos. Considerando apenas as capitais, ocorreram somente 4 reeleições, todas no primeiro turno. Além disso, das 50 cidades em que houve o 2º turno, apenas 6 delas conseguiram reeleger seus prefeitos.

O percentual parece ser elevado, mas se comparado às eleições anteriores, essa taxa é a menor já atingida, desde quando os prefeitos puderam se candidatar para um segundo mandato, em 2000. Para se ter uma ideia, em 2008, dos candidatos à reeleição, 65,9% conseguiram a vitória nas urnas.

Na literatura brasileira existem vários trabalhos (como esse e esse) que buscam encontrar os fatores que afetam a reeleição dos governantes. Nesse sentido, a queda da taxa de reeleitos verificada nesse ano é curiosa, e provavelmente será alvo de estudos futuros. Aliás, essa queda não necessariamente implica em uma mudança, já que muitos prefeitos que foram eleitos em 2012 já passaram pela prefeitura em outras ocasiões, como o caso de Artur Virgílio, que volta à prefeitura de Manaus 24 anos após ter sido prefeito da cidade. O debate já começou entre cientistas políticos e economistas, e na internet, o assunto é destaque em vários sites (Estadão e Carta capital).

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s