Skip to content

Teses e dissertações

novembro 15, 2012

O ProQuest é um indexador de bibliotecas nos EUA. Seu acervo tem teses e dissertações (grad works) que foram produzidos por universidades americanas e periódicos, tal como revistas acadêmicas e jornais. Só que para ter acesso aos trabalhos o usuário deverá pagar.

Ou seja, para ter uma cópia daquela tese de doutorado que você precisa para fazer um trabalho acadêmico você terá que desembolsar alguns dólares. Isso para ter a cópia em PDF, para receber impresso terá que gastar no mínimo US$ 50 e ainda terá que aguardar pelo menos 1 mês do frete. Até o autor da tese deverá pagar para ter uma cópia legal de seu trabalho.

No Brasil as coisas são diferentes. As bibliotecas dos centros de pós disponibilizam gratuitamente as teses e dissertações em PDF, uma iniciativa louvável nesse aspecto é a biblioteca de teses e dissertações da USP.

Mesmo assim esse segmento do campo de conhecimento é de difícil acesso. Na maioria das vezes só conseguimos uma tese quando essa vira artigo ou livro, ou diretamente com o autor. Caso contrário, deve-se rodar as bibliotecas atrás desses trabalhos. A Capes tenta prover o mesmo serviço do ProQuest, com a diferença de ser uma iniciativa estatal e grátis.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s