Skip to content

#AnpecFail: o balanço de erros de 2012 (Parte 1)

novembro 16, 2012

Acabo de computar os chamados “pontos falhos” da prova deste ano. Veja aqui o gráfico atualizado. As previsões, infelizmente, foram acertadas.

Foram 13 itens falhos (6 anulados e 7 trocaram o gabarito) e 2 questões abertas falhas (1 anulada e 1 trocou o gabarito). Como cada item vale 0,2 e cada questão 1 ponto, isto é equivalente a 4,6 pontos falhos em 2012. Esse ano, mais uma vez, micro deu o que falar. Mas acho que o mais preocupante mesmo são os erros que aparecem todo ano nas provas quantitativas. Do total, 2,2 pontos (48% dos pontos falhos) vieram de matemática e estatística. Acho que nesse caso a contratação de um revisor técnico resolveria o problema.

É sempre bom frisar que nesta contagem dos pontos falhos somente são computados aqueles itens que a própria Anpec considera problemáticos. Estes itens estão marcados em vermelho no gabarito definitivo (pdf). Portanto, nossa contagem de pontos falhos está subestimada já que ainda existem aqueles itens que estão errados mas a Anpec fez vista grossa.

Bom, lembra que comentei que a prova vem seguindo um padrão? O padrão tem sido o seguinte: dois anos consecutivos o total de pontos falhos fica abaixo de 3,5 e dois anos consecutivos fica acima. Por que isso acontece? Não sei. Certa vez me disseram que a cada 2 anos muda os centros que fazem a prova, mas não sei dizer se esta afirmação procede. Este ano, como pudemos ver, o padrão se confirmou. Se esta lógica se mantiver, ano que vem é esperado mais um ano de muitos erros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s