Skip to content

Como anda a competitividade da economia brasileira?

novembro 28, 2012

Estudo divulgado recentemente pela Fiesp mostra que a economia brasileira possui um baixo grau de competitividade quando comparada a uma amostra de 43 países, que correspondem a 90% do PIB mundial. De uma nota de 0 a 100, o país tiraria 22,5, o suficiente para ocupar a 37ª colocação.

Pode não parece muito animador, mas a situação em 2000 era pior. Nossa nota era de 17,4 e ocupávamos a 40ª posição. De acordo com o trabalho, a evolução de aproximadamente 29% nesse período é fruto de um aumento nos investimentos, acúmulo de reservas, maiores gastos em educação como proporção do PIB e queda nas taxas de juros. Apesar da melhora nesses indicadores, houve retrocessos nas exportações de manufaturas e de produtos de alta tecnologia.

Fonte: Fiesp

O relatório também traça alguns cenários para a expansão do PIB. “Para atingir uma trajetória consistente com altas taxas de crescimento, o Brasil precisa investir, em média, 25% do PIB até 2025”, aponta.

Para a construção desse índice de competitividade, a Fiesp levou em consideração indicadores de oito áreas: economia doméstica, abertura, governo, capital, infraestrutura, tecnologia, produtividade e capital humano.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s