OIT mostra crescimento real dos salários no Brasil
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou no início desta semana o Global Wage Report 2012/2013. O relatório traz algumas considerações passadas sobre o mercado de trabalho mundial e tenta prever os rumos para o futuro.
Ao que tudo indica, os dados de 2012, a serem divulgados no início do ano que vem, não deverão ser muito animadores para algumas das principais economias mundiais. “Nas economias desenvolvidas, a crise levou a um ‘duplo mergulho’ nos salários: a média real caiu em 2008 e novamente em 2011 e o panorama atual sugere que, em muitos desses países, os salários estão crescendo marginalmente (quando há crescimento) em 2012”, ressalta.
Apesar dessas informações, o que mais me chamou a atenção foi um gráfico referente ao Brasil.
Em parte, esse movimento de crescimento real nos salários médios pode ser explicado pela expansão do salário mínimo real no período.
Se juntarmos essas informações ao fato de que o Brasil possui atualmente uma taxa de desemprego baixa para os padrões históricos do país, isso ajuda a entender outro fenômeno, tema que já foi abordado aqui, o crescimento da classe média. Resta saber se esse panorama, de expansão salarial e desemprego baixo, irá persistir nos próximos anos.