Skip to content

Estimativas mais pessimistas para este ano

dezembro 19, 2012

No início deste mês a The Economist divulgou um gráfico que compara como os economistas projetavam 2012 ao final do ano passado e em dezembro deste ano. E o panorama não é nada animador.

De um modo geral, quanto mais próximo o horizonte de tempo, melhores tendem a ser as estimativas. Se este fato for válido para este caso específico também, as expectativas, que já não eram muito animadoras ao final de 2011, são bem mais pessimistas agora.

De 15 economias selecionadas, esperava-se ao final do ano anterior que apenas o Japão apresentasse crescimento negativo. Agora, com base nos dados atualizados, estima-se que cinco nações registrem retração: Inglaterra, Bélgica, Holanda, Espanha e Itália. Com relação a este mesmo grupo, em apenas três casos, Austrália, EUA e Japão, os números novos são mais otimistas que os anteriores.

Imagem: The Economist

Imagem: The Economist

Este cenário mais pessimista também é válido para o Brasil. No início de dezembro de 2011, o mercado esperava um crescimento de 3,48% em 2012, de acordo com o relatório Focus. Já as estimativas mais recentes indicam que a expansão do PIB deve ficar por volta de 1%.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s