Frases para refletir: o que realmente te deixa feliz?
“Acreditamos que para sermos felizes precisamos consumir mais. Isso aumenta o faturamento das empresas e o PIB. Mas e a nossa felicidade? Vivemos dessa forma e agimos como se não houvesse outro jeito de viver”.
Aqui no vídeo do Elevme tem mais. Conheci esse projeto lendo uma matéria da Super, a iniciativa foi inspirada em novos indicadores de desenvolvimento que levam em conta a felicidade da população — o FIB, seria um exemplo. Trata-se de um aplicativo no qual você mede o nível de satisfação de acordo com suas experiências de consumo. O objetivo é perceber que muitas vezes a felicidade vem de coisas que o dinheiro não compra, e que momentos prazerosos estão inseridos em contextos dos mais inesperados.
Para ter uma ideia de como o aplicativo funciona selecionei o perfil de um usuário ativo (clique aqui), lá você pode ver como é o termômetro da felicidade na prática. Fazendo um gancho com pesquisa, embora seria difícil de sistematizar por se tratar de experiências subjetivas, esse aplicativo também pode vir a ser usado como fonte de base de dados para artigos em economia que buscam dados da internet.