Skip to content

Planck e a Economia: “É muito difícil”

janeiro 4, 2013

Em um artigo de homenagem ao trabalho de Alfred Marshall, Keynes relata uma curiosa história sobre a dificuldade que o grande físico alemão, e pai da física quântica Max Planck, encontrou no estudo da ciência lúgubre:

“Professor Planck of Berlin, the famous originator of the Quantum Theory, once remarked to me that in early life he, had thought of studying economics, but had found it too difficult! Professor Planck could easily master the whole corpus of mathematical economics in a few days. He did not mean that! But the amalgam of logic and intuition and the wide knowledge of facts, most of which are not precise, which is required for economic interpretation in its highest form, is, quite truly, overwhelmingly difficult for those whose gift mainly consists in the power to imagine and pursue to their furthest points the implications and prior conditions of comparatively simple facts which are known with a high degree of precision.”

Como mesmo falava Keynes, para ser um grande economista deve-se possuir uma rara combinação de dotes. Talvez seja isso que torne a economia uma ciência tão cativante.

One Comment leave one →
  1. Antônio Galdiano permalink
    fevereiro 4, 2013 11:20 am

    A diferença fundamental da física para as ciências humanas é que o comportamento humano ém propositado. Um elétron, um corpo extenso, a via láctea não tem como escapar das leis universais de de gravitação e de comportamento eletromagnético, e muitas outras leis realmente universais, atemporais, que constituem a própria estrutura da realidade.
    Já um ser humano pode propositadamente fazer escolhas que as respostas dependem da interação com outros seres humanos de comportamento propositado, ie, a resposta do ambiente humano não é imutável e atemporal, mas atende a valores subjetivos de quem cada um se relaciona.
    Nesse sentido que diz-se que as ciências humanas são mais complexas que as ciências naturais, pois é muito mais dificil de que chegar a um conhecimento realmente verdadeiro a respeito de qualquer coisa, pois a estrutura de análise não é objetiva como a própria realidade. Depende essencialmente da subjetividade dos agentes.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s