Skip to content

Gráfico do dia: O Consenso entre Economistas

janeiro 9, 2013
O grau de consenso entre economistas sobre questões econoômicas chaves. (Via Justin Wolfers)

O grau de consenso entre economistas por área. (Via Justin Wolfers)

O gráfico esteve presente em uma das apresentações do encontro anual da American Economic Association que ocorreu no último final de semana. Aqui você pode conferir todos os artigos e debates do encontro. Muita coisa legal rolou por lá.

A respeito desse gráfico, a discussão girou em torno de um artigo de Gordon e Dahl (pdf) que encontrou um forte grau de consenso entre economistas. Além da apresentação feita pelos próprios autores, Justin Wolfers também fez uma exposição (pdf) crítica no sentido de que a metodologia escolhida pode ter contribuído para uma maior convergência. Destaco também os comentários de Peter Coy, do Dr Goose e do Krugman. Desta vez, tenho que concordar com Krugman: “Nós somos, apesar do que diz o painel, profundamente divididos e muito, muito ideológicos”.

O que não dá para negar é que o grau discordância é bem maior quando comparamos economistas com não-economistas. Foi o que verificou outro estudo (pdf) apresentado no encontro. Robert Hall resumiu bem esse tópico ao dizer que a população em geral considera os economistas como “mestres de uma religião alienígena”. “Isso é profundamente chocante”, ele finaliza.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s