Enquanto isso na Argentina…
Não se sabe se a inflação anual está próxima dos 10% ou dos 30%. Pelo índice oficial feito por um órgão do governo a taxa de inflação de 2012 foi de 10,8%. Só que esse número carece de credibilidade. Conversamos em outro post sobre isso, o governo Kirchner vem sendo alvo de críticas sérias de maquiagem dos seus indicadores de preços.
A situação chegou ao ponto da The Economist não divulgar mais os valores que o governo anuncia. Acabei de verificar que isso ainda continua, em uma das últimas edições da revista onde estaria o índice de preços argentino aparece “official number not reliable”.
A oposição argentina divulgou na última semana o “Índice-Parlamento”, uma estimativa complementar da inflação feita com base em cálculos de consultorias não-autorizadas. Segundo estes números, a inflação acumulada ao longo de 2012 ficou em 25,6%, mais que o dobro da que o governo divulgou.
A Argentina é o típico país em as coisas iam bem mas o governo estraga tudo. Já foi um dos 10 países mais ricos do mundo no início do séc. XX, mas é um povo que conseguiu ter os piores governos do mundo durante muito tempo.
O Argentino é um povo com saudade dos tempo em que o governo ainda era mais populista que hoje.
Bom, se naufrágo acha que agua do mar mata sede… Não tenho mais o que falar…