Skip to content

A Crise da União Européia

abril 2, 2013

Muito já foi dito sobre a Crise do Euro, no entanto, nada de maneira tão clara e didática como esse post produzido pelo Lucas Braga de Melo do blog “Brasil, Economia e Governo”. A crise da Europa é consequência de um quadro institucional incompleto e insustentáveis níveis de dívida pública:

“No âmbito institucional, a teoria econômica é bem clara sobre as precondições para se formar uma União Monetária ótima. Os países que a formam devem ser dotados de livre mobilidade de capital, serviços e trabalho, ou seja, livre circulação não só de bens, como também de fatores de produção. Tais variáveis em comum são fundamentais, pois permitem a existência de um nível similar de produtividade, de competitividade e de ocorrência de oscilações econômicas semelhantes entre os Estados membros. Ainda, na existência de tais fatores, as respostas das políticas monetárias e fiscais aos choques externos serão as mesmas para todos os países. Nesse sentido, a política fiscal e/ou monetária em comum não implicaria prejuízo a um determinado país, enquanto beneficiasse a outro. A Zona do Euro, entretanto, é atualmente o resultado de vários atalhos tomados para sustentar um objetivo: uma União Monetária composta por uma série de países diferentes, nem mesmo com variáveis macroeconômicas convergentes e, ainda,sem um agente central fiscal capaz de implantar disciplina fiscal (o Pacto de Estabilidade e Crescimento – PEC, que visava propiciar a disciplina fiscal nos países do Bloco, foi reiteradamente descumprido).”

A leitura é mais do que recomendada, é obrigatória para os que têm interesse na questão da União Européia e do Euro, na medida que, hoje o futuro da União Européia é incerto.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s