Skip to content

Como fazer Redação Acadêmica? – A parte chata

abril 4, 2013
ABNTEX

Tutorial – ABNTeX

Conforme prometido, agora vem a parte chata — a ideia é torná-la um pouco menos trabalhosa. É fato que fazer trabalhos acadêmicos envolve seguir inúmeros padrões. Seja na fonte, espaçamento, citações, estilo, tem regra para tudo. Aqui no Brasil reclamamos da ABNT por monopolizar o “mercado” de regras de monografias, mas, seja como for, você (quase) não precisa se preocupar com outros padrões. Se você estiver escrevendo em LaTeX, por exemplo, basta instalar o ABNTeX (na imagem tem um tutorial) e seu arquivo lindamente sairá no formato exigido!

Nos EUA as coisas não são assim. Há pelo menos 12 padrões, uns mais usados do que outros dependendo de cada área. Daí os journals têm certa mania de exigir este ou aquele padrão, algumas vezes mencionando apenas siglas. Estes são os principais padrões por área:

  • Ciências Naturais: Council of Science Editors (CSE) e American Psychological Association (APA);
  • Humanidades: Modern Language Association (MLA) e Chicago Manual of Style (CMS);
  • Ciências Sociais: American Psychological Association (APA) e Chicago Manual of Style (CMS).
JabRef

Tutorial – JabReF

O formato de cada um chega a ser bem singular. O APA, por exemplo, dá bastante ênfase em datas nas citações. Explicações detalhadas de cada um estão aqui. É importante? Acho que é bom ao menos saber a existência dessas siglas… A boa notícia é que há (ainda bem!) pacotes em LateX que reduzem muito o trabalho de usar esse ou aquele padrão, e assim com um ou dois comandos pode-se rapidamente trocar de estilo se necessário.

Por fim, outra dica envolvendo o LaTeX (valendo também para Word) é o programa JabRef (ao lado tem um tutorial). O software é free e permite o gerenciamento de referências com uma interface bem simples de usar. Ao final do texto ele gera automaticamente as “referências bibliográficas”.

À primeira vista pode-se pensar que esta, bem como as outras dicas, são dispensáveis. Posso dizer que esta impressão muda: conforme a revisão da literatura vai ficando mais e mais extensa, a vontade de organizar melhor e mesmo de automatizar alguns processos para usar o tempo no que de fato interessa — i.é, na parte legal da pesquisa –, vai ganhando mais força.

2 Comentários leave one →
  1. Charles Araujo permalink
    abril 4, 2013 5:33 pm

    Uma dica que dou para um futuro post é o programa DOCEAR. Facilita muito a organização da literatura e já vem com o Jabref.
    http://www.docear.org/ neste site tem um vídeo explicativo.

    Att,

    Charles

    • abril 7, 2013 6:48 pm

      Valeu, parece muito bom!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s