Skip to content

Blogosfera Econômica em Vitória

abril 18, 2013

Vitória é a quarta cidade mais populosa do estado do Espírito Santo. É, provavelmente, o único caso do Brasil em que a capital não é a cidade mais populosa. Com isso, quem chega à cidade sente um clima de uma mistura inusitada de cidade grande com interior. Ao mesmo tempo em que você pode encontrar diversos serviços e problemas das cidades grandes, a população é pequena e acolhedora.

No entanto, o que mais chama atenção é a paisagem. Banhada por água de todos os lados, a cidade se destaca por sua beleza natural. Na economia, percebe-se claramente que a cidade foi feita para o comércio. Os portos da cidade transmitem o instinto comercial da localidade.

Foi nesse cenário que se realizou o terceiro encontro nacional dos blogueiros de economia. Evento extremamente bem organizado, pelo Cristiano e pelo Shikida, ocorreu na Fucape Business School.

Blogar é, no geral, uma atividade solitária. Acho que escrever, de uma maneira geral, é uma atividade que fazemos apenas conosco. Quando se escreve nunca se tem contato com quem te lê. Só nos resta esperar um comentário avulso. Participar de um encontro como este é a possibilidade de encontrar com quem te acompanha ou com quem faz algo parecido que você. No entanto, chega de considerações geográficas e filosóficas e vamos ao evento em si.

A primeira mesa tinha por objetivo falar sobre economia aplicada na blogosfera. A apresentação começou com o Carlos do Análise Real que conseguiu expressar muito bem o quanto os blogs têm um grande potencial de comunicação com o meio acadêmico e o público em geral. Nesse mesmo sentido, o Fernando do Brasil, Economia e Governo enfatizou o quanto os blogs podem servir para desmistificar algumas informações e análises econômicas erradas transmitidas por nossos jornais. Por último, o Shikida de maneira muito bem humorada expôs a sua experiência com o Nepom lá no IBMEC-MG.

A segunda mesa, e devo admitir, a mais divertida foi apresentada por esse que vos fala, pelo Cristiano e pelo Vinícius do Teoria dos Jogos. As discussões foram muitas e vastas passando pelo IHH ( Índice Herfindahl Hirschman) dos times de futebol do Brasil, pela demanda por ingressos e pela questão da proibição da venda de cervejas nos estádios durante a Copa do Mundo. O debate, ao final da mesa, foi estimulante, já que a questão das torcidas organizadas foi levantada. Por último, e mais importante, o Vinícius fez uma pesquisa em sua apresentação que constatou, como todo mundo já esperava, que o Flamengo é a maior torcida de Vitória.

A terceira, e última mesa, se concentrou em temas mais pesados, e que despertam um pouco mais de preocupação, ou seja, a política econômica da Dilma. Os participantes não poderiam ter sido melhor escolhidos. Alexandre, Vitor, e Mansueto se concentraram em mostrar a preocupante situação de nossa economia, com aumento de inflação e desaceleração do crescimento do PIB. Na mesma medida, deixaram claro o quanto o governo não está sabendo lidar com essa situação. Por último, a apresentação do Marcus Nunes foi sobre a economia monetária dos Estados Unidos nos últimos anos.

III Enbeco

Foi um ótimo encontro, e um grande prazer conhecer as pessoas que  comandam os blogs que eu acompanho há muito tempo. Acho que a mensagem que o encontro deixou é a de que a blogosfera econômica está crescendo muito e se tornando mais importante. Grandes discussões estão sendo feitas nos blogs. O futuro parece ser promissor.

3 Comentários leave one →
  1. Fabio permalink
    abril 18, 2013 3:14 pm

    Santa Catarina também tem este caso interessante de que uma cidade do interior (no caso Joinville) tem uma população maior que a capital (Florianopolis).
    Meus cumprimentos pelo Blog. Gosto muito quando vc escreve das “Mantegadas”.

    • abril 18, 2013 3:23 pm

      “Mantegadas” é no blog do Cristiano… mas valeu pelo comment! 🙂

  2. abril 18, 2013 5:54 pm

    Interessante, mais um curiosidade de Santa Catarina que eu não sabia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s