Skip to content

Um pouco de teoria econômica no caso Neymar

maio 24, 2013

Basta ligar a TV e assistir a algum programa esportivo para ter notícias de Neymar, atacante do Santos e da seleção brasileira. Nestes últimos dias, o foco principal tem sido a possível transferência do jogador para a Europa, mais especificamente, para o Barcelona.

Que o Santos e alguns outros parceiros têm o monopólio sobre a venda do jogador não é segredo. Como qualquer monopolista, o grupo tem um grande poder na determinação de preços de sua “mercadoria”. Isso, principalmente se levarmos em consideração a quantidade de clubes que gostariam de ter a estrela santista em seu elenco.

O único problema é que, aparentemente, trata-se também de um caso de monopsônio. O pai do atleta já deixou claro que o filho só joga em um clube europeu se for o Barcelona. Se essa notícia ainda fosse segredo (a nossa conhecida assimetria de informação), o Santos teria maior poder de barganha nessa negociação, mas como não é…

Com o agravante do final do contrato de Neymar em julho de 2014, acabam surgindo grandes distorções de mercado, como a do clube catalão recebendo uma oferta maior por Thiago Alcântara, filho de Mazinho, do que estava disposto a desembolsar pelo atacante santista.

One Comment leave one →
  1. Everton de Almeida permalink
    agosto 13, 2013 12:13 pm

    Jorge, muito legal o texto! Nunca pensaria nesta situação desta forma.
    Não sei se é o seu foco de estudo/pesquisa, mas, pessoalmente, tenho um particular interesse pela formação times hegemônicos em campeonatos, principalmente, nos europeus. Atualmente, o Bayern é um bom exemplo; Alias, micro básica explica como eles desmantelam times menores…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s