Skip to content

Bilhete Premiado

maio 29, 2013

A Dupla do blog “Why Nations Fail” fez um conjunto de posts sobre a relação entre abundância de recursos naturais e desenvolvimento econômico que você pode verificar aqui, aqui e aqui. Os posts nos trazem inúmeros artigos sobre essa literatura, alguns inclusive apontando uma relação negativa entre a abundância de recursos naturais e o crescimento econômico. No entanto, tal resultado está longe de ser consensual.

Assim como há o caso de Camarões, onde a descoberta de jazidas de petróleo fez com que o país alcançasse uma renda per capita, em 1993, de metade da de 1986, há casos de sucesso como Austrália, Chile, Estados Unidos, Botswana, em que os recursos naturais foram utilizados de maneira a promover o desenvolvimento econômico.

A grande conclusão que fica é que não basta ter abundância de recursos naturais, deve-se saber alocá-los. A alocação eficiente de recursos, mais do que a dotação dos mesmos, é o que define as consequências da exploração de um recurso natural. Tal corolário se mostra válido em diferentes contextos da esfera econômica: Não basta ter o pré-sal, tem que saber administrar os recursos de maneira eficiente, não basta ter 10% do PIB para a educação, tem que saber como e onde investir o dinheiro da educação.

A riqueza não surge do céu ou da terra. No terreno da economia não há espaços para milagres. A riqueza é consequência dos esforços diários em busca da inovação tecnológica e aumento da produtividade. Para a nossa tristeza, na loteria da economia não há bilhete premiado.

2 Comentários leave one →
  1. Antônio Galdiano permalink
    junho 10, 2013 1:37 pm

    Ufa, eu já estava enfastiado com os artigos daqui. Achei que o site ia mudar para “Prosa Econométrica”. Nada contra econometria, mas é que eu acho esse uma aréa valorizada além do razoável.
    Eu não poderia concordar mais com a conclusão “A grande conclusão que fica é que não basta ter abundância de recursos naturais, deve-se saber alocá-los”. Na minha opinião, como liberal, quem melhor faz isso é o mercado o mais desimpedido possível. Todo e qualquer impedimento e controle de mercado deve ser autorregulado, ou seja, mediante contratos e acordos. Respeito a opinião de quem discorda, mas eu realmente acredito que é o mercado que valoriza a humanidade, não os governos.
    Quanto a “Para a nossa tristeza, na loteria da economia não há bilhete premiado” eu já discordo. Evidentemente a discordância só faz sentido retirando essa idéia do contexto em que foi usada. Há bilhetes premiados sim em economia, são os talentos individuais podendo operar em um ambiente propício: não é todo dia que aparece alguém com capacidade inovadora, capaz de produzir coisas extremamente úteis como veículos automotores, internet ou celulares e, mesmo que essas pessoas possuam potencial para produzí-los, é necessário que haja substrato material para consecusão de seus projetos. Note que o Leonardo da Vinci já havia antecipado a criação do helicóptero, assim como outros gênios teriam as condições de desenvolverem as mais maravilhosas coisas se tivessem em um ambiente adequado. Essa adequação entre capacidade e oportunidade é o verdadeiro bilhete premiado da economia.

    Imaginem se um Steve Jobs tivesse nascido na União Soviética em 1970 o prejuízo que seria para a humanidade hoje… Imaginem a quantidade de pessoas com igual talento ao Bill Gates, ou ao Mark Zuckerberg, nasceram em lugares extremamente hostis ao empreendedorismo e não puderam revelar seus talentos. Bom, evidentemente esse casamento entre capacidade e oportunidade cabe ao bom Deus, mas nos podemos dar nossa contribuição no quesito oportunidade.

    “Sorte é o que acontece quando capacidade encontra-se com oportunidade.”
    Sêneca

  2. Wilson Sampaio permalink
    dezembro 20, 2013 1:01 pm

    Nunca tinha parado pra pensar nessa possibilidade desses gênios terem nascido em um pais refem da democracia o que poderia ter sido.Assim como os que nasceram nesse regime fechado.

    Att ;

    Wilson Sampaio

    Consultor de Software ERP.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s