ANPEC – Balanço de 2013: Computando os pontos falhos do Exame
Começo hoje uma curta série de posts sobre o último exame aplicado pela ANPEC. Inicio com a soma dos pontos falhos do Exame. Vale lembrar que em todas as contas só entraram os itens que foram anulados ou sofreram alteração de gabarito pela própria organização do Exame, sendo marcados em vermelho no gabarito definitivo (pdf). Abaixo temos o gráfico atualizado.
Foram 19 itens falhos (7 anulados e 12 trocaram o gabarito). Como cada item vale 0,2 isto é equivalente a 3,8 pontos falhos em 2013. [Apesar de ter caído em relação ao ano anterior, veremos no próximo post que o impacto destes itens foi ainda maior do que no ano passado.]
Abaixo está a composição.
Micro e Estatística, mais uma vez, liderando entre as provas mais problemáticas. De fato, ao resolver as questões muitos desses erros já se mostravam evidentes na primeira leitura. O caso de Micro já era esperado alto número de erros: primeiro, por tradição; segundo, porque houveram mais itens teóricos do que o comum, o que dá margem a dupla interpretação. Ocorre que neste ano, mesmo itens quantitativos foram anulados ou trocaram de gabarito. Já nos casos de Estatística e Matemática, erros são bem menos aceitáveis, acredito que um bom revisor teria sanado muitos destes problemas.
___________________
No próximo post: como o candidato Azarado foi no Exame.
Estou estudando para prestar o exame em 2014, esse balanço tem sido excelente para direcionar o estudo e alertar minhas expectativas em relação aos conteúdos da provas. Valeu Pessoal!
Anderson, se você for prestar no próximo ano, sugiro já ir estudando mesmo…
É muito conteúdo, e a preparação exige resolver muitos exercícios.
abraço!
E aí Adriano!!! outro fato interessante que vc já tinha comentado em outro texto se confirmou este ano.
O total de pontos falhos tem seguido um certo padrão: 2 anos de muitos erros, alternando com 2 anos de poucos erros, lembra??
Sim, claro! Vamos torcer para que o padrão se realize no próximo ano. Que venham dois anos de poucos erros!!
Já seria uma preocupação a menos para quem for prestar…