Skip to content

Uma semana com 4 Nobéis de Economia

julho 31, 2014

Encerrou-se hoje um workshop histórico: o IWGTS 2014 — que já pode ser chamado de evento mais importante em Teoria dos Jogos. Com o objetivo de homenagear a Prof. Marilda Sotomayor (da FEA/USP), o workshop contou com a participação de 4 ‘Nobéis’ de Economia e grandes pesquisadores de Game Theory.

iwgts mesa redonda _

Da esq. para direita: Roth, Moulin, Nash, Maskin e Aloisio

Sendo participante dos 7 dias de evento, posso dizer que o evento foi inesquecível. Mesmo quem tem pouca bagagem em Teoria dos Jogos (como eu), teve muito o que aproveitar. A começar da programação intensa (pdf): com seminários, mini-cursos, lectures e também os momentos de descontração com coquetéis, churrasco e etc.

Enganou-se quem pensou que os ‘pesquisadores top’ fariam aparições apenas pontuais. Esbarrar com Nobéis nos corredores foi algo muito frequente nos últimos dias. Almoçar com Nobéis virou rotina. Por isso digo que 7 dias foi o suficiente para ficar íntimo. Coloco abaixo algumas impressões pessoais que tive dos 4 Nobéis presentes no workshop:

roth _Alvin Roth (Nobel 2012): sabia que ele corre enquanto pesquisa? Pois é. Não conheço ninguém com a simpatia do Roth. Suas apresentações foram das mais bem-humoradas e não teve quem não gostasse.

Roth contou que no começo os médicos impunham muita resistência ao sistema de matching de transplante de órgãos proposto por ele. Neste sentido, ele disse que ter ganhado o prêmio Nobel ajudou a convencer o pessoal da medicina de que aquilo seria uma boa ideia. Marilda e Roth têm vários trabalhos em conjunto, inclusive o livro “Two-sided matching”.

eric maskin

Eric Maskin (Nobel 2007): sentado ali na primeira fila, Maskin quase que poderia passar por um estudante. A mochila e a vontade de aprender continuam com ele.

No início, Maskin parecia tímido. Só parecia… Ele e sua esposa foram praticamente os animadores do churrasco. Assim que o forró começou ele deu um jeito de conseguir um lugar na pista e de lá não saiu tão cedo. O Nobel dançou de tudo (inclusive Sidney Magal e Conga la Conga).

Robert Aumann (Nobel 2005): havia uma possibilidade de ele não vir ao evento por conta da tensão na Faixa de Gaza. Felizmente, ele conseguiu vir e com ele trouxe Sergiu Hart, pesquisador que vem brilhando em Micro e que tem trabalhos com Mas-Colell e Reny.

Numa de suas apresentações, Aumann propôs que todos adotassem o símbolo ‘carinha feliz’ ao final das demonstrações de teoremas. Comparado com o quadrado □ , o 🙂 é mesmo mais divertido..

nash 2John Nash (Nobel 1994): do alto de seus 86 anos, seria compreensível se Nash resolvesse participar só de algumas atividades. Aí veio a surpresa! Nash participou de tudo, absolutamente tudo, desde as palestras mais importantes até as apresentações de alunos de IC. Ele só foi embora quando terminou o último coffee break.

Aliás, a cada dia, Nash parecia mais à vontade. No último dia, numa apresentação de um brasileiro, ele ergueu a mão, comentou e ainda fez uma piadinha.

Nash não negou fotos mas também não gostava da ideia de ser estrela: ‘I don’t need help’, respondia frequentemente. Ele também não queria saber de entrevistas. Uma jornalista do Valor Econômico tentou, tentou e tentou falar com ele, mas, até o momento, está 3 a 0 pro Nash.

Nash

A verdade é que o evento já deixa saudades…

3 Comentários leave one →
  1. Marcelo permalink
    julho 31, 2014 11:25 pm

    Virei fã do Roth, o cara é gente boa demais! E vai falar bem assim hein!

    • agosto 1, 2014 11:55 am

      Concordo, o Roth foi sensacional mesmo!

      Ah, já ia esquecendo de dizer (para o pessoal que mora no Rio): a FGV-Rio fará hoje um ‘mini’-workshop com alguns dos convidados que estavam no IWGTS. O Nash e a Myrna estarão lá.

      http://epge.fgv.br/conferencias/wgtepge/

  2. Rossi permalink
    agosto 1, 2014 11:19 pm

    Como aluno do primeiro ano foi uma experiência muito inspiradora esbarrar com essas grandes figuras pelos corredores. Espero que façam mais desses eventos por todo o Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s